Dados – Teses

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2004

ZANATA Eliana Marques. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2004. 201 p. Orientadora: Eniceia Gonçalves Mendes.

LIMA, Maria do Socorro Correia. Surdez, bilinguismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 2004.  271 p. Orientadora: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson.

2005

ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. Tese (Doutorado em Educação). Orientadora: Ida Lichtig. Universidade de São Paulo, 2005.

KELMAN, Celeste Azulay. Aqui tudo é importante! Interações de alunos surdos com professores e colegas em espaço escolar inclusivo. Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Doutorado em Psicologia. UNB. Brasília, DF.  2005.  173 p. Orientadora: Profª. Drª. Angela Uchôa De Abreu Branco

TARTUCI, Dulcéria. Re-significando o ser professor: discursos e práticas na educação de surdos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba. Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes.

2006

PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias

FAVORITO, Wilma. “O difícil são as palavras”: representações de/sobre estabelecidos e outsiders na escolarização de jovens e adultos surdos. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, 2006. 256 f. .Orientadora: Marilda do Couto Cavalcanti

2007

SOUZA, Verônica dos Reis Mariano de. Gênese da Educação de Surdos em Aracaju. 2007. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Orientadora: Therezinha Guimarães Miranda.

2008

BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.

2009

PEREIRA, Veronica Aparecida. Consultoria colaborativa na escola: contribuições da Psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2009. Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes.

2010

GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior. 2010. 168 f. Tese – doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIMEP. 2010. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

FERREIRA, Waléria de Melo. Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue. Tese (doutorado). Universidade Federal da Paraíba.  Evangelina Maria Brito de Faria (Orientador)

2011

RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011.  266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília.  UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.

2012

MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira. (Per)cursos na Formação de Professores de Surdos Capixabas: a constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo. Orientadora: Sonia Lopes Victor

2013

BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira. Experiências culturais de alunos surdos em contextos socioeducacionais : o que é revelado ? 2013. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. UFBA. Faculdade de Educação. 2013. 259 f. Orientadora: Profa. Dra. Theresinha Guimarães Miranda.

BORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. Tese.  2013 260 f. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Orientadora: Clélia Maria Ignatius Nogueira.

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Posição-Mestre: desdobramentos foucaultianos sobre a relação de ensino do intérprete de língua de sinais educacional. Tese (doutorado). 2013 253 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNICAMP. 2013.  Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo.

COZENDEY, Sabrina Gomes. A libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de ensino médio. Tese. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. UFSCAR 2013. 149 f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.

2014

SANTOS, Lara Ferreira dos. O Fazer do Intérprete Educacional: práticas, estratégias e criações. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2014. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

MENEZES, Adriane Melo de Castro. Diálogos com tradutores-intérpretes de língua de sinais. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) – Universidade Federal de São Carlos. 2014. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

ARNOLDO JUNIOR, Henrique. Estudo da emancipação de sinais matemáticos em língua brasileira de sinais e língua gestual portuguesa: inquietações sobre uma EREBAS brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Orientadora: Marlise Geller e Coorientadora: Preciosa Fernandes.  Universidade Luterana do Brasil.

PIECZKOWSKI, Tânia Mara Zancanaro. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: efeitos na docência universitária. 2014. 208 f. (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Orientadora: Maria Inês Naujorks

PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) – Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras

BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f.  Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen

CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação).  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito

MEIRELES, Rosana Maria do Prado Luz. Educação Bilíngue de alunos surdos: políticas de inclusão e práticas pedagógicas em Niterói/RJ. 2014 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. 2014. Orientadora: Valdelúcia Alves da Costa.

MANDELBLATT, Janete. Políticas públicas, (des)igualdade de oportunidades e ampliação da cidadania no Brasil: o caso da educação de surdos (1990-2014). 2014. 264 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) – Universidade Federal Fluminense. Orientador: Prof. Dr. Luiz Pedone.

2015

QUILES, Raquel Elizabeth Saes. Educação de surdos em Mato Grosso do Sul: desafios da educação bilíngue e inclusiva. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) – Universidade Federal de São Carlos. 2015. 326 p. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.

MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.

CASSOLA, Rosangela Vargas. Sentidos-e-significados de uma professora alfabetizadora, uma intérprete de Libras e uma pesquisadora sobre ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem).. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP.  2015. Orientadora: Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa.

PEREIRA, Karina Ávila. O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: contextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos. Doutorado em Educação. 2015. Universidade Federal de Pelotas. Orientadora: Madalena Klein.

LOPES, Mara Aparecida de Castilho. Ensinar: “então, é função de quem?” Atuação do professor interlocutor na educação de surdos da rede estadual paulista. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-27102015-093026. Acesso em: 2017-05-10. Orientadora: Lichtig, Ida.

PEIXOTO, Jurema. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

ROSA, A. da S. A alteridade como fundamento ético para a tradução e interpretação da língua de sinais na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo. Orientadora: Maria Bacellar Monteiro.

2016

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Acesso do surdo a cursos superiores de formação de professores de Libras em instituições federais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Orientadora: Prieto, Rosangela Gavioli.