Dados – Teses
Tenha acesso às teses completas no banco de dados dessa pesquisa – Veja no menu – Repositório
2004
ZANATA Eliana Marques. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2004. 201 p. Orientadora: Eniceia Gonçalves Mendes.
LIMA, Maria do Socorro Correia. Surdez, bilinguismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 2004. 271 p. Orientadora: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson.
2005
ROSSI, Célia Regina. O impacto da atuação do interprete de LIBRAS no contexto de uma escola pública para ouvintes. Tese (Doutorado em Educação). Orientadora: Ida Lichtig. Universidade de São Paulo, 2005.
KELMAN, Celeste Azulay. Aqui tudo é importante! Interações de alunos surdos com professores e colegas em espaço escolar inclusivo. Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Doutorado em Psicologia. UNB. Brasília, DF. 2005. 173 p. Orientadora: Profª. Drª. Angela Uchôa De Abreu Branco
TARTUCI, Dulcéria. Re-significando o ser professor: discursos e práticas na educação de surdos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba. Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes.
2006
PEDROSO, Cristina Cinto Araújo. O aluno surdo no ensino médio da escola pública: o professor fluente em libras atuando como intérprete. Araraquara: UNESP, 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‐ Programa de Pós‐ Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006. Orientadora: Tárcia Regina da Silveira Dias
FAVORITO, Wilma. “O difícil são as palavras”: representações de/sobre estabelecidos e outsiders na escolarização de jovens e adultos surdos. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, 2006. 256 f. .Orientadora: Marilda do Couto Cavalcanti
2007
SOUZA, Verônica dos Reis Mariano de. Gênese da Educação de Surdos em Aracaju. 2007. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Orientadora: Therezinha Guimarães Miranda.
2008
BOSCOLO, Cibele Cristina. Aplicação e avaliação de um programa de orientação para professores de alunos surdos incluídos. 2008. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2008 129f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
2009
PEREIRA, Veronica Aparecida. Consultoria colaborativa na escola: contribuições da Psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2009. Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes.
2010
GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Práticas e formação de tradutores intérpretes de língua brasileira de sinais no ensino superior. 2010. 168 f. Tese – doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIMEP. 2010. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
FERREIRA, Waléria de Melo. Os gestos na interação de crianças ouvintes e surdas: as possibilidades de um contexto bilíngue. Tese (doutorado). Universidade Federal da Paraíba. Evangelina Maria Brito de Faria (Orientador)
2011
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.
2012
MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira. (Per)cursos na Formação de Professores de Surdos Capixabas: a constituição da educação bilíngue no estado do Espírito Santo. 2012. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo. Orientadora: Sonia Lopes Victor
2013
BASTOS, Edinalma Rosa Oliveira. Experiências culturais de alunos surdos em contextos socioeducacionais : o que é revelado ? 2013. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. UFBA. Faculdade de Educação. 2013. 259 f. Orientadora: Profa. Dra. Theresinha Guimarães Miranda.
BORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo Intérprete de Libras. Tese. 2013 260 f. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. 2013. Orientadora: Clélia Maria Ignatius Nogueira.
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Posição-Mestre: desdobramentos foucaultianos sobre a relação de ensino do intérprete de língua de sinais educacional. Tese (doutorado). 2013 253 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. UNICAMP. 2013. Orientador: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo.
COZENDEY, Sabrina Gomes. A libras no ensino de leis de newton em uma turma inclusiva de ensino médio. Tese. Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) – Universidade Federal de São Carlos. UFSCAR 2013. 149 f. Orientadora: Maria da Piedade Resende da Costa.
2014
SANTOS, Lara Ferreira dos. O Fazer do Intérprete Educacional: práticas, estratégias e criações. 2014. 200 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos. 2014. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
MENEZES, Adriane Melo de Castro. Diálogos com tradutores-intérpretes de língua de sinais. 2014. 219 f. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) – Universidade Federal de São Carlos. 2014. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
ARNOLDO JUNIOR, Henrique. Estudo da emancipação de sinais matemáticos em língua brasileira de sinais e língua gestual portuguesa: inquietações sobre uma EREBAS brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Orientadora: Marlise Geller e Coorientadora: Preciosa Fernandes. Universidade Luterana do Brasil.
PIECZKOWSKI, Tânia Mara Zancanaro. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: efeitos na docência universitária. 2014. 208 f. (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 2014. Orientadora: Maria Inês Naujorks
PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) – Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras
BATISTA, Aline Cleide. A formação de pedagogos surdos e ouvintes: tensões multiculturais. 2014. 146 f. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. Orientadora: Ana Canen
CHIACCHIO, Simon Skarabone Rodrigues. Saberes docentes fundamentais para a promoção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior brasileiro. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito
MEIRELES, Rosana Maria do Prado Luz. Educação Bilíngue de alunos surdos: políticas de inclusão e práticas pedagógicas em Niterói/RJ. 2014 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense. 2014. Orientadora: Valdelúcia Alves da Costa.
MANDELBLATT, Janete. Políticas públicas, (des)igualdade de oportunidades e ampliação da cidadania no Brasil: o caso da educação de surdos (1990-2014). 2014. 264 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) – Universidade Federal Fluminense. Orientador: Prof. Dr. Luiz Pedone.
2015
QUILES, Raquel Elizabeth Saes. Educação de surdos em Mato Grosso do Sul: desafios da educação bilíngue e inclusiva. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) – Universidade Federal de São Carlos. 2015. 326 p. Orientadora: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.
CASSOLA, Rosangela Vargas. Sentidos-e-significados de uma professora alfabetizadora, uma intérprete de Libras e uma pesquisadora sobre ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem).. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP. 2015. Orientadora: Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa.
PEREIRA, Karina Ávila. O ensino da língua estrangeira na educação de surdos: contextualização dos discursos pedagógicos em práticas de professores de alunos surdos. Doutorado em Educação. 2015. Universidade Federal de Pelotas. Orientadora: Madalena Klein.
LOPES, Mara Aparecida de Castilho. Ensinar: “então, é função de quem?” Atuação do professor interlocutor na educação de surdos da rede estadual paulista. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-27102015-093026. Acesso em: 2017-05-10. Orientadora: Lichtig, Ida.
PEIXOTO, Jurema. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
ROSA, A. da S. A alteridade como fundamento ético para a tradução e interpretação da língua de sinais na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo. Orientadora: Maria Bacellar Monteiro.
2016
KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Acesso do surdo a cursos superiores de formação de professores de Libras em instituições federais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Orientadora: Prieto, Rosangela Gavioli.